Quando vou viajar sempre aparece a dúvida: que roupa coloco na mala? Alguns destinos são fáceis, como praia no nordeste. Biquinis, shorts, vestido e sandálias. Mala pronta. Outros mais difíceis, principalmente quando pega mudança de estação. O jeito é fazer um mix de opções. A calça jeans vai com tudo e é sempre uma boa. O pretinho básico é muito bom levar, caso resolva ir num teatro ou num restaurante mais chique. Tenis bem confortável para o dia é indispensável.
![]() |
Final de outuno e início de inverno no norte da Itália. |
Sobre os biquinis que falei acima, apesar de em muitas praias na Europa aceitarem normalmente o topless, e em alguns casos até o nudismo completo, o fio dental brasileiro é visto como algo do outro mundo. Nunca fui adepta do fio dental, mas mesmo meus biquinis mais comportados (e são comportados) são considerados chamativos fora do Brasil. Bom, nesse caso não tem muito o que fazer.
![]() |
Praia ou cruzeiro, a descontração é que dita a regra: bermuda e camiseta viram uniforme. |
Normalmente coloco na mala cores básicas, preto, banco e azul. Elas sempre se combinam, e no final da viagem nunca fica sobrando aquela combinação absurda de camiseta verde limão com a calça vermelha e a jaqueta roxa. Em viagem é melhor ir no básico. Para não ficar muito sem graça, levo alguns bons acessórios, que não fazem volume na mala e tiram a mesmice do look básico.
Mas uma coisa que eu tento sempre levar em consideração é o costume local. Se vou para um lugar onde há predominância muçulmana, levo somente camisetas que cubram os ombros e nada de muitos decotes.
Se vou visitar muitas igrejas, então a regra é ter em mãos uma canga para cobrir os ombros e não esquecer de no dia das visitas, sair de calça comprida, pois em algumas igrejas, principalmente na Itália, não podemos entrar de bermuda ou shorts. Isso também vale para muitos templos budistas e mesquitas, mas normalmente eles oferecem logo na entrada, uma canga ou manto para os desavisados.
![]() |
A clássica combinação de camiseta branca e calça jeans. bom em qualquer parte do mundo. |
Claro que nunca finalizo a mala sem antes olhar alguns sites de previsão do tempo. Gosto muito do
http://www.accuweather.com/ para as viagens internacionais. Nas nacionais, a previsão do jornaldotempo.uol.com.br ajuda bastante. Claro que não é 100% confiável , mas pelo menos para saber se vai levar bota, gorro e meia ou camiseta, short e chinelo serve.
RÊ, amei seu blog!
ResponderExcluirParabéns !!!
Abraços
Aline